Image by Sondoce wasfy

News imigração

Boas notícias em meio ao caos que vivemos. Hoje foi anunciado que o Governo do Quebec irá prolongar todos os CAQ que venceriam este ano até o dia 31 de dezembro, automaticamente!

Texto de Rafael Alencar 

CAQ para quem não sabe significa Quebec Acceptance Certificate em inglês e Certificat d’Acceptation du Québec em francês.

Se trata de um documento necessário para se estudar ou trabalhar na província quebequense.

Ou seja: quem estava com o documento para vencer, ganhou uma renovação automática, sem precisar fazer nada!

Diferente do resto do Canadá, onde você só precisa do visto e permissão federal (tanto para estudar quanto para trabalhar), se o seu destino é o Quebec, você irá precisar primeiro do CAQ, para só então aplicar para o visto federal.

Qualquer pessoa que tenha um CAQ vencendo hoje (30 de abril) e precisar estender a permissão de estudo, vai poder fazer a etapa federal sem ter de obrigatoriamente aplicar para um novo documento quebequense.

Quem anunciou foi o ministro da Imigração do Quebec: Simon Jolin-Barrette (foto acima). Já famoso entre os brasileiros (e imigrantes) que moram aqui, por conta da confusão do outono passado com o PEQ (Programa de Experiência Quebequense).

Segundo o Ministro, esta decisão foi tomada para facilitar a vida dos estudantes estrangeiros. Principalmente, pelo fato de que muitos estudantes que se formariam este ano, vão ter de prolongar seus estudos.

Pois nem todos os CEGEPs (colleges) e universidades ofereceram aulas online durante a pausa. Por isso, existem alunos que para terminar o curso não tem outra alternativa a não ser estender seus vistos.

Se por acaso, um aluno quiser ou precisar, estender além do dia 31 de dezembro de 2020, ou começar um novo programa de estudos na sessão de outono (geralmente final de agosto e começo de setembro), então será necessário aplicar para um novo CAQ.

Para quem não sabe, o Quebec tem (por enquanto) um dos programas de estudo > trabalho > imigração mais interessantes de todo o Canadá. E por isto milhares de estudantes internacionais acabam escolhendo Montreal como destino.

O PEQ (Programme de l’expérience québécoise) como é conhecido, tem duas modalidades: PEQ Estudo e PEQ Trabalho. No primeiro, você “só” precisa obter um diploma em um dos estabelecimentos de ensino aqui do Quebec.

No segundo, você precisa trabalhar por 1 ano, em qualquer profissão, e pode aplicar para a imigração e receber sua residência permanente. E o trabalho pode ser em qualquer profissão. Por exemplo, se você lavar pratos por 1 ano, consegue o sonhado RP.

A palavra “por enquanto” é no sentido que o Governo tentou mudar as regras ano passado. Veja mais abaixo na seção “Conclusão”.

Voltando ao assunto: o BCI, que é um grupo que reúne os estabelecimentos universitários quebequense, saudaram a decisão tomada pelo governo do Primeiro Ministro Legault.

Eles falaram que: “O Governo do Quebec contribui assim à minimizar os impactos administrativos e econômicos que o contexto atual impõe, e a dar suporte aos nossos estudantes internacionais.”

“Os estabelecimentos universitário agradecem ao Ministério de Imigração do Quebec (MIFI). E contam com sua ajuda para ajudar e facilitar a estadia e experiência dos nossos estudantes internacionais.”

O presidente da Associação Quebequense de Advogados de Imigração (AQAADI), Guillaume Cliche-Rivard, também falou positivamente da medida tomada pelo governo. E disse que facilitar a extensão da permissão de estudos, é uma decisão acertada.

Na Província do Quebec, cerca de 50 mil estudantes estrangeiros estão inscritos em uma instituição de ensino superior.

FONTE

Texto de Rafael Alencar Consultor de imigração credenciado pelo Governo Canadense e o Ministério de Imigração do Canadá (IRCC), número de registro R705937.

https://www.imigrar.com.br/caq-prolongados/

31 Dezembro 2020